Depois da paralisação realizada dia 15/05/13 pelos empregados da Empresa de Limpeza e Urbanização (Emlurb), realizou-se na tarde de quinta-feira (16/05/13) reunião entre o Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza (Sindifort), o Sindicato dos Servidores da Emlurb (Sindilurb) e representantes da Empresa e da administração municipal.

Na reunião, os diretores das duas que representam os empregados públicos ouviram dos representantes da Empresa e do governo municipal que os valores descontados a mais na folha dos empregados públicos da Emlurb no período de 2009 a 2012 (6% sobre o vencimento base, em vez de 2%), referente ao convênio firmado entre EMLURB e IPM-Saúde, serão devolvidos do mês de junho de 2013.

A devolução será feita junto com o pagamento da folha salarial, inclusive para os trezentos empregados públicos cujos valores a serem devolvidos já foram registrados no contracheque mas que não receberam até hoje. No caso desses servidores, a devolução será feita através de depósito na conta bancária do empregado na mesma data do pagamento do salário, e deverá ser conferido pelo servidor através de extrato bancário.
Representantes da gestão integrantes da Mesa Setorial da Emlurb informaram ainda que está sendo providenciado o pagamento desses valores também para cerca de 100 empregados públicos que ainda não reclamaram a devolução, na medida em que forem sendo identificados. A orientação dos sindicatos é de que esses empregados procurem imediatamente o Departamento Pessoal da Emlurb para requerer a restituição devida.

Emlurb não será extinta
Os gestores integrantes da Mesa Setorial afirmaram também que não existe nenhuma intenção do Prefeito em extinguir nenhum órgão, nem mesmo a Emlurb. Tal possibilidade foi descartada.
Outra demanda apresentada foi a elaboração de uma proposta que garanta aos empregados da Emlurb atendimento através do IPM no quando os trabalhadores precisarem se licenciar para tratamento médico. Os representantes da empresa e da PMF se comprometeram a realizar estudo no sentido de dar encaminhamento também a essa demanda.
Uma nova rodada para dar continuidade às negociações já ficou marcada para o dia 04/07. Os empregados públicos avaliarão os resultados desta rodada de negociação em assembleia geral convocada pelo Sindifort e Sindilurb para o próximo dia 23/05/13, às 8h, no pátio da Emlurb.