A paralisação realizada dia 15/05/13, pelos empregados da Empresa de Limpeza e Urbanização (Emlurb) foi considerada válida pelo Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza (Sindifort) e pelo Sindicato dos Servidores da Emlurb (Sindilurb), entidades que organizaram o protesto.

A categoria paralisou as atividades nesta quarta-feira cobrando a devolução da diferença paga a mais (6% em vez de 2%), referente ao convênio firmado entre EMLURB e IPM-Saúde, no período de 2009 a 2012, a melhoria das condições de trabalho e o recolhimento do FGTS devido.

Durante o movimento, o presidente da Emlurb, Ronaldo Rocha, assumiu perante os trabalhadores o compromisso de instalar de imediato a Mesa de Negociação Específica do órgão, sendo as questões levantadas pelos trabalhadores as primeiras pautas desta Mesa, que integra o Sistema de Negociação Permanente (Sinep), aprovado pela Câmara Municipal no dia 09 de maio do corrente.

Já está marcada para o dia 16/05/13 a primeira reunião entre entidades sindicais representativas dos trabalhadores (Sindifort e Sindilurb) e o Executivo. Os sindicatos também querem discutir o esvaziamento da Empresa, pois há rumores de redução da estrutura da Emlurb com a transferência das Zonas Geradoras de Lixo (ZGLs) para as Secretarias Executivas Regionais (SERs). Tal medida não é aceita pelos trabalhadores que temem a extinção do órgão.

Em assembleia geral realizada durante a paralisação, os empregados da Emlurb deram prazo até o dia 23 de maio para que a Prefeitura apresente uma proposta concreta sobre as reivindicações, principalmente sobre a devolução dos valores descontados de forma irregular pelo IPM. No dia 23, a categoria volta a se reunir em assembleia geral na sede da Emlurb às 8h. Caso não haja uma resposta satisfatória por parte do Executivo, os trabalhadores poderão retomar a paralisação e aprovar greve por tempo indeterminado.

Veja em nossa galeria algumas fotos da paralisação do dia 15.