No dia 23 de outubro, em debate eleitoral veiculado na televisão, o Prefeito de Fortaleza e candidato à reeleição, Roberto Cláudio (PDT), justificou ter fechado as bibliotecas e os laboratórios das escolas municipais, porque precisava “acabar com a mamata e interferência política para professores não darem aula em sala de aula e ficarem à disposição de bibliotecas e laboratórios”.

O Sindifort, repudia veementemente a declaração de Roberto Cláudio. Reconhecemos que a missão de educar crianças nas escolas públicas de Fortaleza é extremamente árdua, principalmente por enfrentar dos mais diversos desafios, como a violência ao redor das escolas, a estrutura precária oferecida pela prefeitura, a extensa jornada de trabalho, os baixos salários, e tantas outras.

Reafirmamos que a luta diária dos professores municipais é digna de respeito e exaltação, não de críticas caluniosas de Roberto Cláudio. Pois, mamata existe sim no serviço público municipal, não para os professores, mas sim, para cargos comissionados e gratificados com GTTR (Gratificação por Trabalho Técnico Relevante) que são indicados por aliados do Prefeito e protegidos pela gestão.

Ainda sobre a justificativa do Prefeito, entendemos que biblioteca e laboratório de informática são ferramentas pedagógicas fundamentais para formação de qualquer criança no mundo atual. Estão diretamente relacionadas ao estímulo da leitura e a sensibilização para o mundo digital. É um completo retrocesso, negar que professores e estudantes das escolas públicas, o direito às essas ferramentas.

Em tempos de grandes ataques aos direitos do Povo Brasileiro, como a reforma do Ensino Médio, a PEC 241, o PLC 257 e a reforma previdenciária, o Sindifort reafirma seu compromisso e luta contra todas as formas de opressão aos servidores públicos.

Lembramos que nosso repúdio não significa apoio a candidatura de oposição a Roberto Cláudio, no segundo turno das eleições municipais. Divulgamos desde agosto que não apoiamos nenhum candidato. Entretanto, exigimos que Roberto Cláudio, como qualquer outro gestor, respeite os professores, bem como a todos os servidores do município de Fortaleza.