fbpx

No sábado, 12/11/16, a  Prefeitura de Fortaleza promoveu o “dia D” de vacinação de cães e gatos contra a raiva. A ação aconteceu em aproximadamente 700 locais, no horário de 8h às 17h.
Lamentável é que a Prefeitura que se empenhou em cuidar dos animais, não teve o mesmo respeito com os servidores que participaram da campanha de vacinação.

Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) foram convocados para a vacinação, mas não lhes foram asseguradas às condições mínimas de trabalho.

Como já ocorreu antes, não foi fornecido o vale-alimentação e nem vale-transporte aos ACS e ACE, ou seja, se dependesse da PMF, os agentes passariam o dia sem se alimentar.

Além disso, em alguns locais não houve a mínima atenção com a estrutura da campanha. A vacinação foi realizada em locais abertos, sem sanitários para a higienização dos agentes e até mesmo os recipientes para o descarte de seringas e agulhas tiveram que ser improvisados com caixas fornecidas pela comunidade.

Mesmo com toda a precariedade das condições de trabalho, a campanha de vacinação foi um sucesso graças aos profissionais ACS e ACE que deixaram suas famílias e seus afazeres, se expondo a mordidas e arranhões dos animas e ao descaso da Prefeitura para executar esta ação de saúde pública pelo bem da comunidade.

O Sindifort parabeniza os ACE e ACS pela consciência e o empenho na luta contra a raiva e por uma saúde pública de qualidade.
Também estaremos cobrando da SMS o pagamento do vale-alimentação/vale-transporte e  que situações como esta não tornem a se repetir. Vamos à luta!