Sindifort comemora 20 anos da UBV, e alerta por segurança de servidores.
- vivianesindifor24
- há 4 dias
- 2 min de leitura

É preciso garantir direitos e avançar nas lutas.
O Sindifort realizou na manhã dessa sexta-feira, dia 04 de abril, um café da manhã no Centro de Zoonoses (CCZ) com os servidores da Unidade de Controle Químico de Vetores. O evento foi em alusão aos 20 anos da atividade no município de Fortaleza, e também dedicado a homenagear todos os servidores da unidade (UBV, como é conhecida).
Aproveitando a abertura para essa homenagem, o Sindifort reivindicou que esses servidores tenham seus direitos assegurados em caso de uma possível mudança de sede. “O local escolhido para a mudança e instalação do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que poderá ser uma parte do controle. Ela não está adequada para receber esses servidores e seus equipamentos”, comenta o diretor do Setorial de Saúde do Sindifort, Anderson Ribeiro.
Participaram da homenagem, o presidente do Sindifor, Eriston Ferreira, e também a vice-presidente, Ednara Maranhão, o núcleo de base (Nease) se fez presente, além do próprio Anderson; assim como a maioria dos servidores da base UBV – trabalhadores que operam venenos e inseticidas. Também marcaram presença as diretoras Aldamira Silva (Comunicação e RP), Francilane Leite (Mulheres), Silene Medeiros (Gestão Públic) e Ana Castro (Administrativa)
Ao questionar a mudança, como alerta Anderson, “esses servidores e servidoras, trabalham com produtos extremamente nocivos à saúde humana e animal”. E o Sindifort, aproveitando a presença da secretária de Saúde, Socorro Martins, assim como a secretária-adjunta, Aline Gouveia, além do doutor Josete, coordenador de Vigilância em Saúde, e o gerente da célula de Vigilância Ambiental, Joaquim Neto.
O Sindifort enfatiza que a mudança de local precisa ser acompanhada de um cuidado da administração em garantir aos trabalhadores todo os direitos, sobretudo a segurança no trabalho. “Enquanto não houver mudança na estrutura física do prédio, os profissionais de saúde da UBV não vão fazer essa transferência”, anunciou Anderson Ribeiro.

O momento hoje foi para firmar esse compromisso de garantir junto à Secretaria Municipal de Saúde que o Sindicato não é contra a mudança. Mas “que ela seja feita para melhor, e não para pior. As instalações hoje, do Centro de Controle de Zoonoses são inadequadas para receber as equipes da unidade de controle químico de vetores, conhecida como UBV”, finalizou Ribeiro.
Na oportunidade ainda, a gestão, por meio de Socorro Martins, garantiu que a gestão irá assegurar os direitos dos servidores. A secretária ainda garantiu que o Sindicato vai ser parceiro e observador privilegiado na reestruturação da base, como encaminhamento do diálogo com a gestora.
Comments