
Em reunião da frente sindical Fersep For, realizada dia 26/2, o Sindifort e demais entidades sindicais definiram que farão uma vigília no Paço Municipal no dia da reunião com o prefeito Evandro Leitão, quando será dada a resposta sobre o reajuste salarial.
Na última reunião dos sindicalistas com a gestão, dia 24/2, o prefeito afirmou que responderá sobre o reajuste e outras pautas em reunião na semana após o carnaval, com data a ser agendada pela Prefeitura. Ainda no dia 24 e diante da fala do prefeito afirmando que sua gestão passa por dificuldades econômicas herdadas da administração anterior, a direção do Sindifort e das outras entidades que integram a Fersep For e a União Sindical, fizeram uma nova proposta de reajuste salarial.
Os sindicatos propuseram que em vez de 12,84%, o reajuste geral do funcionalismo municipal tenha o mesmo índice do que já foi concedido aos profissionais da educação, ou seja, 6,27%. O presidente do Sindifort, Eriston Ferreira, reafirmou: os servidores não aceitam ficar mais um ano sem reajuste salarial.
Sindicatos prosseguem mobilizados e vão cobrar reajuste durante o carnaval

No sábado, 1º de março, os servidores prosseguem a mobilização em ritmo de carnaval e participam da ala de movimentos sociais, do Maracatu Solar. O Maracatu, que tem como tema da loa, Xangô, orixá da justiça, desfila na avenida Domingos Olímpio no sábado e a concentração está marcada para às 20h no cruzamento da av. Domingos Olímpio com a rua Barão de Aratanha. Os sindicalistas participam com camisetas alusivas à campanha salarial, faixas e bandeiras. Também farão panfletagem durante o desfile. Durante o pré-carnaval, os sindicatos realizaram mobilização nos órgãos municipais com o bloco Unidos Pelo Reajuste.
Loa oficial do Maracatu SOLAR 2025
AQUI CHEGOU XANGÔ
Pingo de Fortaleza
Êh Ah ê a ê
Ah ê a ê
Ah ê a ê a ê
(2 vezes)
Refrão
Aqui chegou Xangô de Oyó
Pra ser um só
Entre tanta injustiça que dá dó
Só o povo na luta desata esse nó.
(2x)
No raio de luz que chega na frente
Na liberdade de ser diferente
E viver sob condições iguais
A justiça antecede os tribunais
Na fogueira que acende de repente
Na mistura natural de toda gente
Na história do leão de um reinado
De um ancestral yorubá divinizado
Refrão
(Solene)
No toque do seu maracá xeré
Na dança do seu alujá que dá pé
Na magia do fogo do candomblé
Na pedreira depositário de fé
No maracatu SOLAR seu balé
Refrão
No machado que corta dos dois lados
Na força que dá voz aos calados
No trovão que anuncia a tempestade
Pra fazer sucumbir toda maldade
Nas imagens do filho Fatumbi
O sol mais alto um balão a subir
Como alguém sedutor, forte e festeiro
Kaô Kabecilê Xangô Justiceiro (5x)