Mobilização é organizada pelo Sindifort e Siatrans

Nesta quinta-feira, 6, os agentes de trânsito da AMC realizaram assembleia geral na sede do órgão e deliberaram por uma paralisação na próxima quarta-feira, 12.

O motivo central da mobilização é a cobrança pelo Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) da categoria, que como a maioria dos outros planos, está defasado há 17 anos, o que traz diversos prejuízos financeiros e à carreira dos servidores. A mobilização é organizada pelo Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza (Sindifort) e pelo Sindicato dos Agentes Municipais de Trânsito e Transportes do Estado do Ceará (Siatrans).

Há anos que os sindicatos lutam pela revisão dos PCCSs, tendo inclusive apresentado propostas de reestruturação dos mesmos à Prefeitura. Após muita pressão, o prefeito Sarto havia assumiu compromisso de reestruturar o PCCS da AMC no primeiro semestre do ano passado, o que não ocorreu.

Atualmente a proposta de reestruturação do PCCS da Autarquia de Trânsito, já negociada entre a representação sindical e a Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), foi levada ao Comitê Municipal de Gestão por Resultados e Gestão Fiscal (Cogerfor) onde está sendo discutida, mas não há previsão de liberação da mesma.

Diante da demora, os agentes de trânsito da AMC, que já estão em estado de greve, aprovaram a paralisação na próxima quarta-feira, visando pressionar a Prefeitura e em especial o Cogefor, para liberar o projeto de reestruturação e para que o mesmo seja enviado à Câmara Municipal para votação. O Cogefor tem reunião na terça-feira, 11.

Os agentes de trânsito também cobram melhores condições de trabalho e denunciam a pressão da direção da AMC para dificultar a mobilização.