fbpx

Sindifort cobra providências e responsabiliza Prefeitura pela segurança nos equipamentos de saúde

Na madrugada de domingo, 7, novamente a segurança e a vida dos servidores, pacientes e acompanhantes do Instituto Dr. José Frota (IJF) foram postas em risco.

Um homem, já lesionado e portando um gargalo de garrafa invadiu a emergência do hospital, sendo perseguido por outros também armados. Houve correria, desmaios de pacientes e falta de coordenação nas ações. A segurança do hospital, que possui empresa terceirizada e também conta com guardas municipais, não conseguiu fazer a contenção do indivíduo, que terminou sendo desarmado por um servidor do Samu. Também havia PMs no local, fazendo escoltas de presos e que não interviram.

Esta não é a primeira vez que fatos dessa natureza ocorrem. A insegurança não atinge só o IJF, mas também postos de saúde e hospitais secundários da Prefeitura de Fortaleza. Agressões, assaltos, furtos, invasões e ameaças tumultuam o dia a dia de pacientes, acompanhantes e servidores. O Sindifort tem cobrado durante anos melhorias na segurança das unidades de saúde de Fortaleza, mas o prefeito Sarto, como seus antecessores, pouco ou nada fez para resolver o problema. Um problema só se agrava, com o aumento da violência, guerra de facções etc. Este incidente ocorrido no IJF poderia ter terminado de forma muito mais drástica e deve servir de alerta para que um próximo não se repita.

Deixamos claro que não culpamos servidores da Guarda Municipal que estavam no local basicamente para garantir segurança patrimonial. Além disso, a categoria não tem treinamento adequado, é mal remunerada e os que estavam no IJF ainda estavam desarmados.

Fazemos o alerta e a denúncia e reafirmamos: é de responsabilidade da Prefeitura de Fortaleza, mas especificamente do prefeito Sarto, a segurança de pacientes, acompanhantes e servidores quando estes estes estão nas unidades de Saúde. Que fatos como esse não se repitam.