Dia 19 de abril, o Grupo de Trabalho (GT) apresentou à categoria a Minuta do Projeto de Lei, que visa à aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários da Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec).

Presentes na apresentação, o diretor de Comunicação e Relações Públicas do Sindifort, Luciano Hermann, a diretora do Sindece, Malu Costa e o major Alan Lúcio (Sesec).

“A composição do referido Grupo de Trabalho se caracteriza pela participação de representantes de entidades sindicais, bem como pela participação de servidores ocupantes dos cargos de Agente de Defesa Civil e de Agente de Segurança Institucional deste Município e, ainda, por representantes da Gestão, que integram a Secretaria Municipal da Segurança Cidadã” (Sesec).

O GT, que foi criado em reunião da Mesa Setorial realizada no 18 de junho de 2021, trabalhou desde então na elaboração desta Minuta, com encontros presenciais e virtuais. A proposta de PCCS da Sesec segue os seguintes pressupostos:

a) Valorização Profissional;

b) Fortalecimento institucional;

c) Isonomia, no que se refere à VPR e à carga horária;

d) Desenvolvimento na carreira.

Após a apresentação da mesma, a Minuta já foi encaminhada a Sepog para iniciar a discussão, inclusive sobre o impacto financeiro da mesma.

Em notícia vinculada no Blog do Edson Silva, em 25/04/22, o jornalista afirmou que “O prefeito José Sarto se reuniu na tarde desta segunda-feira (25) com agentes de Proteção e Defesa Civil de Fortaleza e garantiu dar celeridade ao processo de discussão sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) da categoria”.

Para o diretor de Comunicação e Relações Públicas do Sindifort, Luciano Hermann, a Defesa Civil é um dos órgãos mais importantes da administração municipal e que tem grande parte de sua atuação voltada para a parcela da população mais vulnerável. Os servidores da Sesec necessitam e merecem valorização e reconhecimento pelo trabalho bem feito. O Sindifort está empenhado na aprovação do novo PCCS para a Sesec, assim como para outras categorias da Gestão Pública, GMF, AMC, Saúde e outras. Aguardamos brevemente a reunião com a Sepog e o envio desta proposta à Câmara Municipal. Nesse ínterim, pedimos que os servidores(as) fiquem atentos e mobilizados.