fbpx

O Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza (Sindifort), em parceria com outras entidades sindicais representativas de servidores, realizou nesta quinta-feira (18/11) um Dia de Luta. Os trabalhadores compareceram em peso à atividade. A pressão provocada pelos manifestantes levou o prefeito Prefeito José Sarto a negociar com as representações sindicais.

A comissão de representações laborais foi recebida pelo prefeito e os principais membros do secretariado da gestão. Os vereadores Gardel Rolim, líder do Prefeito na Câmara Municipal, e Didi Mangueira, ambos do PDT, também participaram. Entre as principais demandas do movimento, que ocupou a frente do Paço Municipal, reajuste salarial, devolução dos 14% descontados dos aposentados e a apresentação da pauta da Campanha Salarial 2022.

A audiência com a gestão foi considerada positiva e teve como encaminhamento o agendamento de uma reunião técnica nos próximos dias para tratar da demanda pelo reajuste salarial. A cobrança é para que o prefeito anuncie o aumento antes de primeiro de janeiro. Também será realizada uma reunião específica para tratar da situação dos aposentados e pensionistas. Este outro espaço de diálogo contaria com a participação do Instituto Municipal de Previdência (IPM).

“Nós acumulamos aproximadamente 15,34% nos dois últimos anos, além de uma perda histórica de 28%. É necessário que a prefeitura estabeleça uma política salarial para recuperar essas perdas. Antes de primeiro de janeiro nós precisamos ter o nosso reajuste divulgado de ponta a ponta da cidade”, disse a presidenta do Sindifort, Nascelia Silva, após o encontro.

Além de entregar a pauta da Campanha Salarial do próximo ano, as entidades cobraram a realização de concurso público, a extensão da política de habitação para os servidores aposentados e a reestruturação dos Planos de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) das diversas categorias.

Outras entidades sindicais, como o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Ceará (Sindiute), a Central Única dos Trabalhadores no Ceará (CUT-CE) e a Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce), participaram do ato conjunto.