Há mais de 60 dias, o Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza (Sindifort), outros sindicatos, a gestão da Guarda Municipal de Fortaleza e demais técnicos da Gestão Municipal se reunem em uma comissão que discute a reestruturação da carreira dos e das guardas municipais da Capital.

Para fundamentar a sua intervenção no espaço e ouvir a categoria, o Sindifort realizou oito reuniões com os e as profissionais. Os encontros foram realizados por grupos, distribuídos por período de ingresso no serviço público de Fortaleza, tendo em vista ouvir com atenção cada agrupamento e realizar encontros dentro das limitações sanitárias impostas pela pandemia de Covid-19. Além disso, será criado um Grupo de Trabalho, formado por lideranças sindicais e representantes da base, para avançar na estruturação da proposta dos trabalhadores.

No entendimento do sindicato e dos representantes nas comissões, a proposta de reestruturação da carreira a ser defendida por este coletivo deve contemplar o conjunto da categoria e atender às singularidades internas. O Sindifort compreende que há uma série de desigualdades históricas e direitos sistematicamente negados ao longo da existência da corporação e por isso faz um estudo criterioso e profundo das necessidades, assim como analisa tecnicamente a projeção de aplicação de questões como progressões, promoções, remunerações, entre outros pontos do novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários da Guarda Municipal de Fortaleza.

Para alcançar com qualidade este grande objetivo, o sindicato entende que é preciso unidade total dos trabalhadores e das trabalhadoras da Guarda. O momento exige muita vontade coletiva e senso de justiça, por isso, as divergências devem ser debatidas com respeito e responsabilidade, sem discriminação contra mulheres e demais segmentos sociais, tendo em vista alcançar nossa meta maior: a conquista de um Plano que contemple todos e todas.

O chamado e convite fraterno a todos os quase 2400 trabalhadores na Guarda Municipal de Fortaleza é: Vamos manter nosso coletivo unido para uma das batalhas mais decisivas da história da categoria no município. O Sindifort está firme nesta luta e conta com a energia e a resistência de cada servidor e cada servidora desta importante carreira.

Juntos somos mais fortes!