O Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza (Sindifort) e a Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) realizaram na tarde desta terça-feira (27) plenária com representantes de entidades representativas dos trabalhadores da enfermagem da Capital e do interior. O encontro contou com a parceria da Central Única dos Trabalhadores no Ceará (CUT-CE) e da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam). Diversas sindicatos e representações de conselhos profissionais integraram o evento.

Na oportunidade, as organizações estabeleceram uma série de ações para fortalecer a luta pela aprovação do Projeto de Lei nº 2564/2020, que prevê piso salarial de R$ 7.315,00 para enfermeiros, de R$ 5.120,00 para técnicos de enfermagem e de R$ 3.657,00 para auxiliares de enfermagem, além de jornada de 30 horas semanais para o grupo. A medida está em tramitação no Senado Federal e, com o avanço, empresários do setor da saúde pressionam para que não seja aprovado. Diante isso, o encontro deliberou por aumentar a pressão para a aprovação do Projeto.

Entre as deliberações:

• Realização de Live no dia primeiro de maio, às 18 horas;
  • Carreta em 16/05;
  • Ato Virtual em defesa da enfermagem (com data e horário a ser definido);
  • Reunião com a categoria;
  • Calendário de visita aos hospitais sem aglomeração;
  • Coleta de vídeo e fotos dos profissionais da enfermagem para campanha virtual;
  • Produção de Faixas, vídeos (30 segundos) e fotos com cartazes cobrando valorização;
  • Circulação de carro de som;
  • Produção de material gráfico (bósons, adesivos de carros grandes e pequenos);
  • Uso de tarja no braço em sinal de luta pela valorização da enfermagem;
  • Confecção de máscaras pela valorização da enfermagem;
  • Articulação com as Câmaras Municipais, com aprovação de moções, pronunciamento e audiências públicas;
  • Cobrar posicionamento dos dois senadores do Ceará que ainda não se manifestaram sobre o PL 2564/20;
  • Comprar posicionamento dos deputados estaduais e federais;
  • Contração de outdoor para a capital e o interior.