CARTA ABERTA AOS SERVIDORES MUNICIPAIS E À
POPULAÇÃO DE FORTALEZA: SINDIFORT SE POSICIONA CONTRA O BOLSONARISMO NO 2º TURNO NA CAPITAL!

Caras servidoras e servidores municipais,

No último domingo, 15 de novembro de 2020, o segundo turno das Eleições Municipais em Fortaleza foi definido pela população. O candidato eleito terá a importante tarefa de liderar os rumos de nossa cidade pelos próximos quatro anos.

De um lado, um candidato apoiado pela atual gestão municipal que, apesar de não ter assegurado todas as reivindicações da categoria, buscou garantir o mínimo de respeito e diálogo com as entidades representativas dos trabalhadores e dos servidores municipais nos últimos anos. Do outro, um candidato apoiado abertamente por Jair Bolsonaro, presidente de extrema direita que ataca o serviço público e a classe trabalhadora, que destruiu as aposentadorias com a Reforma da Previdência e quer aprovar a Reforma Administrativa, que minimiza a pandemia de Covid-19 enquanto tentou privatizar os postos de saúde do país, que busca limitar o auxílio emergencial aos mais necessitados, que vetou o reajuste para nós servidores até o final de 2021, que desrespeita as instituições democráticas e que usa da mentira, da violência e do autoritarismo para governar em prol dos mais ricos.

Ao longo de sua história, o Sindifort sempre manteve a independência de seus posicionamentos nos processos eleitorais. E diante da gravidade deste momento, não podemos nos omitir. Como entidade de luta que sempre esteve ao lado das trabalhadoras e dos trabalhadores – e sobretudo em defesa dos servidores e do serviço público municipal –, é nosso dever estarmos atentos ao delicado cenário político-eleitoral para que na circunstância de não garantirmos avanços ao longo da próxima gestão municipal, que pelos menos possamos ter voz e espaço para assegurar direitos já conquistados e minimizar os prejuízos à nossa classe.

Desta forma, considerando o atual processo eleitoral, o Sindifort se posiciona contrário à candidatura que representa o bolsonarismo, o retrocesso e o oportunismo através do medo e do caos. Não podemos esquecer que o candidato em questão apresentou projeto de lei (PL 2307/2019) para infiltrar policiais militares descaracterizados em atos dos movimentos sindicais e populares: ação que remonta à Ditadura Militar, período mais sombrio de nossa história recente.

Consideramos que ‘lavar as mãos’ diante do risco do avanço da extrema direita em Fortaleza é dar margem para que se concretize em nossa cidade o que há de pior na política do país.

Desde já, devemos estar conscientes que não podemos fortalecer o bolsonarismo, responsável por destruir os direitos do povo brasileiro. Que possamos reafirmar no dia 29 de novembro, segundo turno das Eleições Municipais 2020, o respeito ao estado democrático de direito, às liberdades individuais, ao serviço público de qualidade e à vida. Daremos nosso recado nas lutas e nas urnas: fora bolsonaristas! #ForaBolsonaro