fbpx

O Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza (Sindifort) repudia a atitude da Prefeitura Municipal de Fortaleza em não pagar a parcela de 40% do 13º salário da categoria agora no mês de junho de 2020.

Embora afirme que o pagamento integral do décimo terceiro acontecerá ainda este ano, o prefeito Roberto Cláudio tomou a decisão de forma unilateral sem nenhuma negociação com as entidades representativas dos servidores.

Neste momento de pandemia e de grave crise financeira, há redução da renda familiar para 

grande parte da população, inclusive para os servidores municipais. Muitos têm familiares que ajudavam no orçamento doméstico e que perderam o emprego ou tiveram redução de salário. Outros tiveram excessos de gastos com medicamentos e até funerais devido à  Covid-19.

Embora não seja uma obrigação legal da Prefeitura, há aproximadamente 20 anos que a parcela de 40% do 13º salário é paga aos servidores municipais de Fortaleza no mês de junho. Isto faz parte do calendário financeiro da categoria e o não pagamento acarretará perdas. Devido às necessidades e aos baixos salários, muitos fizeram empréstimos e antecipação dessa parcela junto a bancos e financeiras, o que trará prejuízos concretos.

Por diversas vezes, o prefeito Roberto Cláudio tem enaltecido o empenho e o brio dos servidores municipais no cumprimento de suas tarefas neste momento difícil pelo qual Fortaleza passa. Entendemos a dificuldade financeira da gestão pública, mas acreditamos que se precisa fazer contingenciamento de despesas, este deve ser feito nas obras em curso e não no salário de servidores da saúde, da segurança, da fiscalização e das demais categorias. Os servidores municipais estão na linha de frente do combate à pandemia e arriscando suas vidas para resguardar a população. Deveriam ser bonificados e não penalizados.

Diante de tudo isso, nós do Sindifort solicitamos que o prefeito Roberto Cláudio reveja sua posição e que efetue o pagamento da antecipação do 13º salário no mês de junho, como de costume. O Sindifort reafirma seu compromisso de luta com os servidores municipais e de responsabilidade e solidariedade com a população de Fortaleza, em particular com os trabalhadores.

Diretoria Executiva

02 de junho de 2020