SINDIFORT ENCAMINHA OFÍCIO EM PROL DA SEGURANÇA
DOS SERVIDORES EM ATIVIDADE DURANTE PANDEMIA

Situações como a pandemia de Coronavírus tem alertado toda a humanidade para a importância do fortalecimento dos serviços de saúde público e, sobretudo, da valorização dos profissionais que estão na linha de frente para conter surtos e / ou minimizar letalidade da Covid-19.

São médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, farmacêuticos, assistentes sociais, agentes de saúde pública, entre tantas outras categorias que precisam não só do apoio e conscientização da população, mas principalmente de requisitos e equipamentos adequados fornecidos pelos entes públicos.

O Sindifort e a Intersindical-CE têm acompanhado de perto a demanda destes profissionais para que a Prefeitura Municipal de Fortaleza garanta, de forma contínua, as condições adequadas de trabalho aos servidores lotados em hospitais municipais e postos de saúde da capital, seja em atividades internas ou externas.

Na tarde desta sexta-feira, 20 de março, a entidade encaminhou ofício junto à PMF e à SMS, com as seguintes propostas e reivindicações direcionadas tanto aos servidores em geral quanto a postos de saúde e hospitais.

O documento exige respostas quanto ao fornecimento de EPI’s de qualidade e em quantidade satisfatória, bem como estratégias que proporcionem menor fluxo de pessoas nas unidades de saúde nas redes básicas, secundária e terciaria. Confira alguns pontos:

▶ Geral
– Considerando que o Governo Federal já discute suspender a prova de vida Repetir os dados para efeito bolsa família visando reduzir o fluxo, nos postos até que a situação esteja sob controle.
– Dado a gravidade do momento, que seja reavaliado a necessidade de comparecimento a consulta / exame levando em consideração o risco / beneficio da comunidade e dos profissionais.
– Considerando a linha de vulnerabilidade alertada pela OMS e seguida pelo comitê gestor da crise local, que seja planejado substituição imediata dos profissionais com idade superior a 59 anos para que estes possam manter-se em casa.
– Suspender as atividades de verificação etílica por parte da AMC;
– Disponibilizar um protocolo de prevenção e segurança para os servidores.
– Criação e publicização de meio de notificação e validação de quarentena / isolamento domiciliar, preventiva ou não, dos servidores.

▶ Postos de Saúde:
– Rever fluxo, deixando na triagem álcool gel para que os usuários façam a higiene das mãos; Fornecer aos servidores da triagem todo material de uso individual, inclusive aventais impermeáveis;
– Criar ilhas de atendimento, possibilitando o isolamento de vulneráveis, sintomáticos e assintomáticos;
– Fracionamento das escalas de serviço, fazendo com que sem prejuízo dos atendimentos necessários para o período haja redução do número de profissionais e estes fiquem menos tempo expostos.

▶ Rede Hospitalar Secundária e Terciária:
– Desospitalização em todos os casos possíveis;
– Reordenamento e redução do número de acompanhantes, autorizando apenas nos casos previstos em lei ou quando avaliado de absoluta necessidade;
– Realizar através do serviço social em conjunto com outros setores que for necessário, por exemplo, o de segurança, orientações sobre restrição a circulação dos mesmos nas dependências dos hospitais;
– Fortalecimento das equipes de segurança para fazer cumprir, quando necessário, as normas de contingências estabelecidas;
– Fracionamento do horário de visitas com limite de 1 visitante / dia por paciente.
– Fracionamento do horário das refeições servidores/ acompanhantes.

Seguimos atentos e aguardando um posicionamento urgente da Prefeitura de Fortaleza para que sejam tomadas as devidas ações o quanto antes em prol da segurança dos servidores municipais!