Nota publicada no Jornal O Povo (30/04/2014)

Uma das categorias mais importantes e mais sofridas de Fortaleza está em greve há 8 dias e sem receber nenhuma atenção do prefeito Roberto Cláudio (Pros). Os garis e demais trabalhadores da Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb) aguardam desde dezembro/2012 uma resposta do prefeito Roberto Cláudio e da direção da Emlurb para suas reivindicações. Mesmo tendo iniciado o estado de greve no dia 23/01/2014, o prefeito e a direção da Emlurb continuaram cegos, surdos e mudos para as justas reivindicações dos garis.
Dentre as várias sujeiras feitas pelo prefeito Roberto Cláudio contra os garis da Emlurb, estão:

• Os garis são transportados em caminhões/caçambas abertos, sem a mínima segurança e em meio ao lixo coletado, inclusive animais mortos.
  • Os garis são obrigados a trabalhar sem luvas, botas, capacetes, capas de chuva e outros equipamentos de proteção, ficando expostos à sujeira e às doenças.
  • A sede e postos de trabalho (Zonas Geradora de Lixo – ZGLs) estão literalmente caindo aos pedaços com galpões desabando, prédios com rachaduras, fios desencapados, falta de bebedouros e banheiros e sem condições mínimas de trabalho.
  • Os garis estão há cinco meses sem receber o leite diário a que têm direito.
  • Desde 1992 que não há concurso ou contratação de trabalhadores para a Emlurb e a Empresa está sendo esvaziada e sucateada. O prefeito Roberto Cláudio e seus antecessores têm retirado atribuições da Emlurb e terceirizado serviços para dar lucro a empresas privadas. A coleta e destinação do lixo em Fortaleza movimenta milhões.
  • O prefeito Roberto Cláudio não assegurou sequer a reposição da inflação do ano de 2103 em Fortaleza (6,38%) para os servidores e empregados públicos municipais.
  • O prefeito Roberto Cláudio repete com os trabalhadores da Emlurb a mesma atitude intransigente e autoritária adotada frente os problemas da cidade, como as obras no Parque do Cocó e na Praça Portugal, impondo com remoções e ataques aos direitos populares a execução de projeto e obras milionárias, em detrimento do atendimento dos direitos básicos da população.

A greve dos garis de Fortaleza é sobretudo uma luta pelo respeito aos seus direitos e à dignidade profissional e humana. Convocamos a população e a sociedade civil organizada para apoiar a greve dos garis da Emlurb e cobrar abertura de negociações e o atendimento das reivindicações dos trabalhadores.

O que querem os garis

• Reestruturação da Emlurb, com valorização dos trabalhadores, principalmente os garis e realização de concurso público.
  • Reajuste salarial de acordo com a inflação de Fortaleza (6,38%).
  • Transporte adequado para os garis na ida e volta ao local de trabalho e não sobre caminhões e caçambas junto com o lixo, como ocorre atualmente.
  • Alteração da jornada de trabalho de 6 para 8h diárias, com o acréscimo proporcional de 33% no salário base, no auxílio refeição e nas demais vantagens.
  • Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) tais como fardamento, luvas, botas, material de trabalho.
  • Crachás para identificação dos trabalhadores.
  • Implantação dos quinquênios em atraso.
  • Reforma dos postos de trabalho (ZGLs).
  • Vale transporte/Passcard com desconto máximo 6% sobre o vencimento base.
  • Recolhimento do FGTS devido.
  • Normalização da distribuição de leite que está com 5 meses de atraso.
  • Assegurar em lei o direito aos quinquênios e à licença especial.