28 de Outubro – Dia do Servidor Público

Nossos direitos estão ameaçados nestas eleições!

Dia 28 de outubro é Dia do Servidor Público. Mesmo diante da falta de condições adequadas de trabalho, da defasagem salarial e dos constantes ataques, os servidores públicos seguem comprometidos com suas funções, tão relevantes para a construção social e o funcionamento de um serviço público de qualidade.

É preciso lembrar que todos os direitos assegurados até hoje só foram possíveis por meio de muita luta e suor. Porém, garantias como a estabilidade do servidor público, a abertura de novos concursos, as férias remuneradas, o 13º salário, a aposentadoria digna e a redução de jornadas excessivas de trabalho estão sendo ameaçadas pela campanha presidencial da extrema-direita, sobretudo neste 2º turno.

Por isso, o Sindifort e a Intersindical – Central da Classe Trabalhadora alertam os servidores públicos e seus familiares: votar na extrema-direita é correr o risco de perdermos boa parte de nossas conquistas e até mesmo nossa participação democrática. Afinal, não se constrói uma democracia que atenda as necessidades da população de forma digna sem que o servidor público seja valorizado e respeitado.

Nos últimos anos, o Sindifort esteve na luta contra a retirada de direitos dos servidores e da população em todos os governos, independente de partido político. Porém, neste momento, entendemos que precisamos ter liberdade não só para lutar pela manutenção de nossos direitos, mas também para avançar em nossas conquistas: o que não será possível caso a extrema-direita ganhe as eleições.

O candidato da extrema-direita já deixou claro que irá acabar com todos os instrumentos de luta do povo brasileiro, dizendo que irá colocar “um ponto final em todo o ativismo no Brasil”. Isso inclui, principalmente, sindicatos, movimento estudantil, movimentos populares e até movimentos contra a corrupção, que tanto lutaram democraticamente para conquistar leis de combate ao desmatamento florestal, ao racismo, à violência contra as mulheres, à retirada de direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras e pela punição de corruptos.

Como ativistas que somos, em breve estaremos enfrentando mais uma Campanha Salarial. Nossas perdas acumuladas de 2007 – época da implantação dos Planos de Cargos, Carreiras e Salários – até hoje beiram os 20%. Estamos com o IPM Saúde cada vez mais sucateado e o IPM Previfor precisando de mais recursos sob pena de não poder pagar aposentadorias e pensões. Velhos problemas também persistem, como a terceirização e o desrespeito da Prefeitura em não cumprir direitos dos servidores, como os anuênios.

A luta pelo reajuste salarial e por tantos outros pontos essenciais da pauta só será possível se contarmos com a participação dos servidores municipais. Por isso, chamamos todos para o ato de abertura da Campanha Salarial 2019, que será no dia 15 de dezembro (Sábado), a partir das 8h30, no Clube dos Diários. No lançamento, faremos nossa confraternização de final de ano e encerramento da etapa 2018 da Campanha de Filiação, com sorteio de vários prêmios, feijoada, música e celebração.

Vamos celebrar nossa coragem de lutar, a resistência e a consciência de que, como servidores públicos, temos um papel fundamental na história desse país. Seguimos firmes, pois o futuro é de quem luta e sonha! Contra o fascismo! Ditadura nunca mais!