fbpx

Na quarta-feira, dia 21 de janeiro, servidores e empregados públicos municipais estiveram reunidos em Assembleia Geral de retomada da Campanha Salarial na Praça da Bandeira (em frente à Faculdade de Direito da UFC). 
Os trabalhadores reivindicam o reajuste de 16,29%, índice que repõe as perdas salariais dos últimos seis anos. Também constam da pauta de reivindicações o pagamento dos atrasados dos anuênios e da hora extra incorporada, concursos públicos e melhores condições de trabalho, além dos quinquênios e licença especial para os funcionários da Emlurb (Empresa Municipal de Limpeza Urbana), dentre outros.
Na assembleia, a presidente do Sindifort, Nascelia Silva, chamou a atenção dos servidores para a próxima reforma previdenciária no IPM. Seguindo o posicionamento de Dilma Roussef, que retirou direito dos trabalhadores logo no início de 2015, a Prefeitura já anunciou que enviará ainda neste semestre projeto à Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) alterando os benefícios do IPM e provavelmente atacando ainda mais os direitos dos servidores.
A presidente da ASSIJ e vice-presidente do Sindifort, Ana Miranda, informou que, caso não ocorra o pagamento da produtividade dos servidores do IJF até o dia 21/01, quarta-feira, os servidores do Hospital já amanhecem no dia seguinte em paralisação, mantendo apenas o atendimento mínimo.
Os servidores também reafirmaram posicionamento contrário aos projetos de reforma administrativa do prefeito Roberto Cláudio que retiram direitos. A reforma foi votada em dezembro/14 pela CMFor na calada da noite e sem nenhuma discussão com servidores e população, assim como foi feito com o projeto de reajuste salarial.

Após a concentração e início da assembleia geral na Praça da Bandeira, os servidores e empregados públicos seguiram em caminhada até o Paço Municipal. A pressão garantiu reunião entre a Sepog e as entidades que compõem o Fórum Unificado no próximo dia 30/01/ sexta-feira, às 17h na sede da Prefeitura. A reunião deve tratar dos principais pontos da Pauta de Reivindicações da Campanha Salarial 2015.
No final do protesto, os servidores deliberaram pela realização de nova assembleia geral na segunda-feira, 02 de fevereiro, às 8h30 na Praça da Bandeira. Caso as negociações com a Prefeitura não avancem, esta assembleia poderá deflagrar paralisações nos locais de trabalho.
É importante que todos permaneçam mobilizados. O pagamento dos atrasados dos anuênios e da hora extra incorporada, dos quinquênios e licença especial para os funcionários da Emlurb, a melhoria das condições de trabalho, a garantia dos direitos previdenciários (IPM) e o atendimento das demais reivindicações, só virá com luta e organização.