fbpx

Os servidores do Centro de Queimados do Instituto Dr. José Frota (IJF) encaminharam ao Sindifort documento denunciando suas péssimas condições de trabalho. De acordo com os servidores, após a central de ar-condicionado apresentar defeito, foram instalados aparelhos tipo “split” nas enfermarias do setor. A sala de banhos, ambulatório e demais instalações, entretanto, não receberam esses equipamentos. Essa situação eleva a temperatura acima do suportável, tornando necessária a abertura das janelas dessas dependências. Isso facilita a contaminação do ambiente pela penetração de poeira e poluição vindas da rua e de sujeira gerada pelos pombos que habitam o prédio. Essa situação ameaça principalmente os pacientes tratados na sala de banhos, cujos ferimentos podem infeccionar devido à contaminação.
Além do risco imposto aos pacientes, os servidores estão obrigados a trabalhar em condições insalubres e em ambiente fechado sob calor insuportável, devido à falta de ar-condicionado. Ambulatório, posto de enfermagem e sala de repouso são os locais onde a situação é mais crítica.

Possibilidade de paralisação
O Código de Ética de Enfermagem (Art. 11) afirma ser direito dos profissionais de enfermagem “suspender suas atividades, individual ou coletivamente, quando a instituição pública ou privada para a qual trabalhe não oferecer condições mínimas para o exercício profissional, ressalvadas as situações de urgência e emergência, devendo comunicar imediatamente sua decisão ao Conselho Regional de Enfermagem”.
Por isso, os servidores do Centro de Queimados do IJF reivindicam a imediata a instalação de novos aparelhos de ar-condicionado. Caso não sejam atendidos, não resta aos servidores outra alternativa senão a paralisação de suas atividades.

Leia aqui o documento-denúncia dos servidores