A precariedade da saúde pública em Fortaleza não é novidade para os que precisam de atendimento médico de urgência e atenção continuada nos hospitais e postos de saúde da rede municipal, que sofrem com a falta de recursos, equipamentos, remédios e condições de trabalho para seus servidores.

Esse quadro tem se agravado ainda mais na gestão do prefeito Roberto Cláudio (Pros). Recentemente, tornaram-se públicos documentos determinando a suspensão de exames hormonais e imunológicos em oito postos de saúde e a limitação de curativos (apenas um por dia) no Frotinha de Parangaba. Além disso, o Centro de Especialidades Médicas da Praça José de Alencar (CEMJA) encontra-se fechado há mais de um ano. Essa situação já causou pedido do Ministério Público Estadual de uma auditoria na gestão da Secretaria de Saúde do Município por parte do Ministério da Saúde.
Tal descalabro tem aumentado ainda mais a importância do Instituto Dr. José Frota (IJF) para a população de Fortaleza, multiplicando a responsabilidade dos trabalhadores que prestam atendimento nesta unidade hospitalar. Infelizmente, a administração do prefeito Roberto Cláudio parece não entender isso. Além de fechar os olhos para a crise da saúde municipal, tem aplicado sucessivos ataques contra os direitos dos servidores, o que acaba trazendo mais prejuízos à qualidade dos serviços prestados no IJF.

Agora, no apagar das luzes de 2014, o prefeito Roberto Cláudio (Pros) usou sua maioria na Câmara Municipal para mais uma vez aprovar medidas contra os servidores municipais. Sem discussão com as categorias nem com suas representações sindicais, 33 projetos foram encaminhados com pedido de urgência e votados às pressas, em sessões extraordinárias varando a madrugada, sem horário definido para começar ou terminar. Além disso, fez aprovar um reajuste salarial de apenas 6,45%, sem ter recebido uma única vez ao Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Municipais de Fortaleza (Sindifort), a Associação dos Servidores do Instituto Dr. José Frota (ASSIJF) e demais entidades do Fórum Unificado dos Servidores e Empregados Municipais para debater a Pauta de Reivindicações da Campanha Salarial 2015.
No caso dos servidores do IJF, o saldo de mais esse ataque é o seguinte:

1. Descumprimento do acordo que foi negociado durante oito meses entre Prefeitura e servidores e assinado em outubro de 2014. A Prefeitura descumpriu este acordo quando não cumpriu prazos estabelecidos com a categoria e enviou à CMFor reforma administrativa com projetos que retiram direitos trabalhistas.

2. Dentre os direitos retirados com a reforma administrativa, estão aqueles como férias, licenças e etc., que eram computados levando em conta a suplementação da carga horária. Na prática, aqueles servidores que possuem carga horária com suplementação perdem o direito da mesma ser computada para férias e licenças (inclusive licença médica). Além disso a reforma veta que esta suplementação seja contada para efeito de aposentadoria do servidor.

3. Aprovação pela Câmara Municipal (CMFor) de lei que regulamenta o pagamento das horas extras com valor inferior à hora normal, sem incidência nas gratificações e no 13º salário;

A Greve é uma resposta dos trabalhadores

Diante de tudo isso, não restou outro caminho aos servidores do IJF além da paralisação de suas atividades. Após assembleia geral extraordinária realizada no próprio hospital no dia 30/12/2014, os servidores deliberaram pela deflagração de greve por tempo indeterminado a partir das 8h do dia 06 de janeiro de 2015, com definição de escala para assegurar a prestação de serviços essenciais e indispensáveis ao atendimento das necessidades da população com 50% do efetivo no plantão.
Contamos com a compreensão e o apoio da população de Fortaleza e do interior do Ceará que usa os serviços do hospital e que, como nós, também é vítima do descaso da administração do hospital e da Prefeitura de Fortaleza.

PELO VETO DO PREFEITO ÀS LEIS DA REFORMA ADMINISTRATIVA QUE RETIRAM DIREITOS DOS SERVIDORES!
PELO IMEDIATO CUMPRIMENTO DO ACORDO ASSINADO EM OUTUBRO/2014 ENTRE PMF E SERVIDORES!