Como temos feito nos anos anteriores e também para responder ao questionamento de alguns associados do Sindifort, gostaríamos de deixar claro o posicionamento da Diretoria Executiva do Sindicato frente às eleições para presidente da República e para governador do Ceará.

O Estatuto Social do Sindifort prega que nossa entidade deve ser autônoma frente a patrões, governos e partidos políticos, não colocando a luta dos trabalhadores a reboque de interesses partidários.

Do ponto de vista dos interesses dos servidores e empregados públicos, temos dois projetos semelhantes disputando a presidência da República. Um destes projetos, que governou o Brasil até 2001, assume claramente o discurso do capitalismo, das privatizações, da repressão a movimentos grevistas e da redução de direitos.

O outro projeto, que está no governo até hoje, faz agora um discurso diferente, mas tem uma prática bastante semelhante. Foi sob os governos petistas que vimos acontecer a famigerada reforma da Previdência, a redução de direitos trabalhistas e da autonomia sindical, com a cooptação de dirigentes e a utilização do Judiciário contra greves e movimentos de trabalhadores, particularmente de servidores públicos.

Os bancos continuam com lucros exorbitantes e metade do orçamento da União é utilizado para pagar juros e amortizações da Dívida Pública, beneficiando banqueiros e agiotas em detrimento da saúde, educação, segurança etc.
Em comum, ainda, as duas candidaturas à presidência da República reivindicam um discurso ético, de combate à corrupção, totalmente incoerente com a prática concreta dos governos de petistas e tucanos. Ou seja, são dois projetos que não representam as aspirações por mudanças reais.

Na eleição para governador do Ceará, vemos praticamente o mesmo quadro. Dois candidatos que não prenunciam mudança alguma para o Ceará, pois até alguns meses atrás estavam juntos compondo e apoiando o mesmo governo, além de serem totalmente ligados aos interesses da elite econômica.

Diante disto, a Diretoria Executiva do Sindifort, segue o Estatuto da Entidade mantendo sua autonomia frente a governos e partidos políticos e deixa claro que, independente de quem for eleito, teremos que continuar a luta nas ruas e tribunais pela garantia de nossos direitos e pela ampliação de nossas conquistas.

Este é um posicionamento coletivo da direção da entidade. É claro que cada associado, inclusive os diretores, podem ter seu posicionamento individual e respeitamos o mesmo.

Ass: Diretoria Executiva do Sindifort