fbpx

A INTERSINDICAL – Central da Classe Trabalhadora foi oficialmente fundada no dia 30 de março/2014, na Quadra dos Bancários, em São Paulo. Após anos de debates, demos um passo muito importante para construir um instrumento democrático, classista e com independência política, a serviço das lutas do conjunto da classe trabalhadora. 

O congresso contou com representações de 19 estados, totalizando 550 pessoas, sendo 353 delegados/as de 64 sindicatos, 54 oposições sindicais, 48 minorias sindicais, 12 movimentos populares (de luta pela terra, moradia e serviços públicos). Cerca de 150 observadores inscritos também acompanharam o congresso, representando sindicatos que não participaram com delegados e outras entidades.

A fundação da central, seu Estatuto e o plano de lutas foi aprovada por unanimidade pelos delegados/as, bem como a eleição de  39 companheiros/as para compor sua direção nacional, sendo 19 membros da direção executiva. Também foram eleitos os 06 representantes para o conselho fiscal (03 titulares e 03 suplentes). 

O congresso é a instância máxima de deliberação da central e deve ocorrer a cada três anos, quando ocorre também a eleição da direção. Este primeiro mandato será de dois anos a fim de garantir na direção os setores que decidirem se incorporar à Central. Assim, o próximo Congresso acontecerá em 2016.

A central não terá uma estrutura presidencialista. Ela será coordenada por um colegiado e seu dia a dia por um secretariado. A composição da direção contempla representações de trabalhadores e trabalhadoras de diferentes estados e ramos de atividades. A central também se organizará por instâncias estaduais.

Defender direitos e lutar pela transformação social

A INTERSINDICAL Central da Classe Trabalhadora nasce questionando a estrutura sindical e defendendo a liberdade e autonomia. Nossa central será sustentada pelas contribuições financeiras das entidades filiadas. Não fará, portanto, usoda contribuição sindical compulsória (antigo imposto sindical), como fazem outras centrais dependentes dos recursos do Estado.

No momento em que as demais centrais não praticam a independência política, nossa central se guiará pela independência dos patrões, Estado, governos, partidos políticos e credos religiosos. Será uma entidade plural, democrática e combativa, defendendo a unidade de ação com todos os setores dispostos a lutar em defesa das reivindicações da classe trabalhadora.  

Outra importante resolução aprovada durante o congresso é que a INTERSINDICAL Central da Classe Trabalhadora não apoiará nenhuma candidatura nas próximas eleições, devendo preparar uma plataforma de reivindicações a ser entregue aos candidatos.

A companheira Nascelia Silva, presidente do Sindifort, foi eleita para compor a executiva nacional da central. Integra também a direção nacional eleita o companheiro Ozemário Lucena (servidores municipais de Canindé). Já o companheiro Paulo Geovani (professor de Cratéus) foi eleito para o Conselho Fiscal da central.

Veja aqui a galeria de foto do Congresso