fbpx

Cobrando mais segurança no Instituto Dr José Frota, servidores participarão de ato no Hospital na manhã do dia 07/08/2013. A mobilização foi convocada pelo Sindicato dos Servidores do Município de Fortaleza (Sindifort) e pela Associação dos Servidores do IJF (Assijf), que pedem providências imediatas da direção do hospital, da Prefeitura de Fortaleza e do Governo do Estado.

O caso do dia 31 de julho – quando um jovem foi assassinado no pátio do hospital, instantes após receber alta – apenas confirma o que os servidores vêm denunciando há tempos: o quadro de insegurança dentro da maior unidade de saúde do Estado do Ceará é alarmante. No mês de maio foi detonado um artefato explosivo (bomba “rasga lata”) dentro do prédio e, em 2012, ocorreu uma briga de gangues nas dependências do órgão. Além disso, roubos, furtos e agressões físicas nas dependências da unidade são recorrentes. À noite, acompanhantes de pacientes se revesam vigiando os pertences uns dos outros. 

Só na emergência, cerca de 250 pacientes são atendidos diariamente. Já os trabalhadores do hospital somam em torno de 3.500 pessoas. Por conta desse intenso fluxo, o IJF acaba por concentrar um número crescente de atendimentos de vítimas da violência que permeia o conjunto do tecido social, na forma de tentativas e consecução de homicídios, conflitos entre grupos de malfeitores, crimes passionais, etc. Com isso, acaba por também ter seu lugar identificado com tais situações, seja como extensão espacial dos delitos, seja por receber os indivíduos nele envolvidos, o que produz a possibilidade de tentativas de resgate de indivíduos envolvidos em ocorrências de natureza policial.

Já em 2012, as entidades representativas dos servidores denunciavam a crescente falta de segurança vivenciada no cotidiano do IJF. Em novembro último, a Assijf realizou ato pedindo paz e segurança no hospital, mas até hoje nenhuma providência concreta foi tomada. Na semana passada, o Sindifort enviou ofício ao prefeito Roberto Cláudio solicitando que até o dia 07/08 a Prefeitura de Fortaleza e a direção do Hospital apresentem medidas que possam conter este alarmante quadro de violência.

Serviço

Ato contra a violência e por mais segurança no IJF
Quando: dia 07/08/2013, às 8h.
Onde: pátio do IJF