Trabalhadores da Emlurb parasilam atividades no dia 15/05/13Trabalhadores da Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (EMLURB) realizam paralisação dia 15/05/13. O movimento está sendo organizado pelo Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza (Sindifort) e pelo Sindicato dos Servidores da Emlurb (Sindilurb).

Entre as razões para a paralisação, estão a devolução da diferença paga a mais (6% em vez de 2%), referente ao convênio firmado entre EMLURB e IPM-Saúde, no período de 2009 a 2012 e a melhoria das condições de trabalho. Sobre o primeiro ponto, o Sindifort e o Sindilurb já cobraram essa devolução várias vezes em reunião com os titulares da Emlurb e do IPM e esta questão também é ponto de pauta da campanha salarial 2013, mas até o momento, a atual administração não apresentou solução para o problema.

Já no caso das condições de trabalho, os empregados da Emlurb reivindicam distribuição de fardamento adequado, melhor estrutura nas sedes das Zonas Geradoras de Lixo (ZGLs) e até mesmo material de trabalho.

Os trabalhadores cobram ainda o recolhimento do FGTS devido.

A paralisação tem início às 8h com concentração e realização de assembleia geral na sede da Emlurb (Rua Marechal Deodoro, nº 1501 – Benfica).

Veja também a matéria d’O Povo online sobre a paralisação.