fbpx

No Século XIX nasce com a República de Weimar o Estado Social Democrata.

O Estado Liberal, um Estado indiferente à pobreza e de desenfreada exploração capitalista, decorrente da industrialização dos meios de produção, uma era na qual as crianças morriam dentro dos pátios das indústrias sem socorro médico por causa da intoxicação por gases e poeiras tóxicas exaladas pelo maquinário e inspirada ao longo de uma jornada de 12 horas sem intervalo e sem socorro médico.

Por isso que a passagem da Humanidade para o Estado Social Democrata é marcada como uma evolução. Porque é fruto de uma consciência de que a Vida, mais do que o Capital, é a finalidade do Estado.

Mas não foi por isso que o Chanceler do Segundo Reich daquela República, Otto von Bismarck, criou, inicialmente, a Previdência Social, para num segundo momento este conceito ser ampliado para o de Seguridade Social.

O Mundo Ocidental do Século XIX estava marcado pelo terror. O avanço do anseio comunista, desde o extremo Oriente até o Leste Europeu, esvaziava a estrutura Estatal Liberal com o sopro de discursos esperançosos de qualquer alternativa para a classe Proletariada não ser dizimada.

Radicalmente, o que sempre foi um erro, o pensamento comunista atraiu nações inteiras ao seu propósito. Uma revolução política, não precedida de uma revolução cultural, leva à barbárie ao ponto de se matar toda a corte real Russa e isto cobriu o comunismo de vergonha. Já a Elite Ocidental, com medo de perder o controle sobre a exploração Humana Ocidental, levou pessoas aos campos de concentração, onde se trabalhava sem salário até a morte, sempre com uma preocupação de que, caso o avanço Oriental Comunista se concretizasse, a Elite Ocidental ainda teria algum poder para preservar o mínimo da sua segurança.

Como o Totalitarismo Nazista mostrou-se demasiado competente nesta missão assassina, o Ocidente concentrou, em razão da eterna posição geográfica estratégica da Germânia, investimentos no avanço do grupo político cujo Kaiser do Terceiro Reich era Adolf Hittler e seus skins heads.

O único problema da burguesia é esquecer que, tudo na vida é uma questão de ação e reação. Explicando melhor: se você revela seu medo para assassinos, eles podem até lhe ajudar por um momento, mas depois os assassinos, embebecidos pela sanha sanguinária, acabam perdendo qualquer sensibilidade pela humanidade e saem de controle.

Derrotado pela calamidade espiritual e moral criada pela credibilidade que depositou no Totalitarismo Nazista, voltou o Ocidente ao diálogo com o Oriente Comunista e, às custas das baixas de soldados soviéticos em número maior do que o das baixas de soldados das forças aliadas. Em resumo, os soviéticos venceram a II Guerra Mundial, como forma de pedir perdão pelos seus crimes contra a Humanidade.

Em troca, por sua vez, exigiram do Estado Liberal crescente, o seu recuo (ou reavanço, pelo menos, ao Estado Social Democrata). Algumas nações mais desenvolvidas conseguiram preservar o Pacto de Varsóvia. Outras menos desenvolvidas, não.

O Muro de Berlim não suportou a traição ao Pacto de Varsóvia. Os adeptos do Estado Liberal não vêem mais motivo, haja vista a ausência do medo, para porquê não avançar lentamente.

O julgamento do STF, a respeito do desejo de “reformar” a Previdência Social, merece ser analisado com todo o respeito, por uma questão simples: resta saber do Povo o que ele acha deste atentado (EC 41) ao que ficou acertado há dois séculos e que foi assinado com o sangue de quase toda a Humanidade.
No meu ponto de vista, a permanência dos Ministros do STF que votaram a favor da reforma previdenciária deveria ser objeto de plebiscito porque acho dispensável o Quarto Reich.

Eric Sabóia

Assessor Jurídico do SINDIFORT