A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241, também conhecida como ‘PEC do Fim do Mundo,’ aprovada, dia 25810/2016, em segunda votação na Câmara dos Deputados Federais, é travestida de “boas intenções”.

Ao definir teto para gastos públicos, em áreas fundamentais para o país – como a Saúde, Educação e Segurança – durante 20 ANOS, o governo ilegítimo não vai garantir a saúde pública das contas do Estado, como amplamente apregoado pelos meios de comunicação, mas fazer cada trabalhador do país assumir dívida histórica; fazendo o que eles sabem fazer de melhor: CONGELAR nossos salários, CORTAR nossos direitos e buscar nos manter no ostracismo, nos relegando a sorte da sobrevivência a todo custo!

Assim, eles cortam na nossa carne, e não na deles, claro!

Ao contrário do que dizem, essa iniciativa aumenta a recessão, aprofunda a crise, pois não permite que os trabalhadores ganhem mais, ou melhorem suas condições de vida, enquanto vemos o custo de vida aumentar. Tudo está mais caro!

Ao passo que empresários sonegam bilhões em impostos! E se partisse daí a solução? O Governo o faria? E se o que se faz hoje, com a PEC 241, é realmente para sanar os gastos públicos, por que eles aumentaram recentemente o próprio salário? E ainda, por que asseguraram reajuste de 47% até 2019, para 5 carreiras do alto escalão do governo?

Há, pois aí, uma grande inversão de valores, certamente.
Acreditamos que a PEC do Fim do Mundo – se definitivamente aprovada – terá “efeito cascata”, inclusive atingindo nossas negociações e dificultando avanços importantes para os servidores do Município de Fortaleza. O cenário é desolador e nos fará reviver, infelizmente, tempos passados, que imaginávamos superados!

A PEC 241 já está no senado, agora com o nome de PEC 55 e tem como relator o líder do governo Temer, o senador cearense, Enuncio Oliveira (PMDB). O texto da emenda também modifica a regra de reajuste do salário mínimo oficial, que se limitará à variação da inflação. Na prática, em termos reais – na comparação do que o dinheiro é capaz de comprar em dado momento – fica praticamente congelado! Então, quem tem aumento salarial baseados no salário mínimo – grande maioria da população – não o terá, nos próximos 20 anos.

Então, como já era de se esperar a “corda arrebenta” sempre do lado mais fraco. O Governo Golpista diz que é “praticamente impossível” solucionar a questão econômica do Brasil sem a PEC, pois não se arrecada o suficiente para sanar as contas públicas. Não falta dinheiro, como dizem, falta PRIORIDADE! Acima de tudo, vontade!

Por isso, amigos trabalhadores, convocamos cada uma e cada um para resistência! Devemos buscar ações efetivas, nas ruas, nas praças, nas escolas, no ambiente de trabalho, nas redes sociais, enfim! Não é o momento de recuar, pois o que está jogo determina a nossa vida, nosso futuro! Define, também, a vida de muitos brasileiros, nossos irmãos, sempre relegados pelo poder agressivo do capital, pela vontade do lucro desmedido que nunca permitiu o fim da desigualdade.

Repudiamos a PEC DA MORTE! Vamos à luta! E nós vamos com tudo! Pode esperar!

Conheça os deputados federais cearenses que trabalham para subtrair nossos Direitos.
2ª Votação
Aníbal Gomes – (PMDB)
Arnon Bezerra – (PTB)
Danilo Forte – (PSB)
Domingos Neto – (PSD)
Gorete Pereira – (PR)
Macedo – (PP)
Moses Rodrigues – (PMDB)
Raimundo Gomes de Matos – (PSDB)
Ronaldo Martins – (PRB)
Vitor Valim – (PMDB)

1ª Votação
Adail Carneiro – (PP)
Aníbal Gomes – (PMDB)
Cabo Sabino – (PR)
Danilo Forte – (PSB)
Domingos Neto – (PSD)
Gorete Pereira – (PR)
Macedo – (PP)
Moses Rodrigues – (PMDB)
Raimundo Gomes de Matos – (PSDB)
Ronaldo Martins – (PRB)
Vitor Valim – (PMDB)

Diga não à PEC 241!
A PEC congela salários, investimentos em Educação e Saúde! Na luta contra a PEC da Morte!

Participe de Grande Ato
11/11 – 8h –  Concentração na Praça da Bandeira