Na reunião com as entidades do Fórum Unificado dos Servidores e Empregados Púbicos Municipais, coordenado pelo Sindifort, a proposta de reajuste salarial apresentada pelos representantes da Prefeitura Municipal de Fortaleza foi quase um desaforo.

Sob a alegativa de que a gestão anterior deixou muitas dívidas, os representantes da PMF apresentaram a proposta de reajuste de apenas 4,5%, chegando após grande discussão até o percentual de 5%. Esse índice, além de muito aquém dos 15,25% reivindicados pelo funcionalismo, não repõe sequer as perdas inflacionárias do ano de 2012, que foi de  6,2%.

Tal proposta causou profunda insatisfação entre os representantes dos servidores.

Conforme estudo econômico apresentado pela presidente do Sindifort e coordenadora do Fórum Unificado, Nascelia Silva, não existe justificativa para uma proposta tão rebaixada, uma vez que o comprometimento da Receita Corrente Líquida (RCL) com pessoal foi de apenas 43% em 2012, bem distante do limite prudencial estabelecido na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que é de 51,3%.  Se for aplicado o percentual de reajuste de  4,5% como previsto no orçamento de 2013 e que foi a proposta inicial da PMF, esse comprometimento da RCL vai para 44%, restando uma margem de  mais de 7%  para a Prefeitura
Além disso, o novo governo tem alardeado uma grande economia de gastos, com a redução da terceirização  e corte de cargos comissionados, sem contar o incremento na arrecadação da Prefeitura. Ou seja, a situação financeira da PMF não é desfavorável, apesar das dívidas herdadas da gestão Luizianne.  É perfeitamente possível aplicar um reajuste maior para os servidores e empregados públicos municipais. Este é o momento para que a administração reveja o arrocho salarial que foi aplicado durante os dois mandatos da ex-prefeita Luizianne Lins .
Caso a PMF não avance no índice de reajuste, não adianta falar em valorização do funcionalismo ou pedir paciência e confiança. Os servidores estão atentos e irão cobrar do novo governo o cumprimento de suas promessas.

14/03: um dia decisivo!
TODOS À ASSEMBLEIA GERAL DA CAMPANHA SALARIAL!

Chegou a hora de começar a mostrar nossa força ao prefeito Roberto Cláudio. É preciso que a categoria discuta em todos os órgãos e locais de trabalho a proposta de reajuste da PMF e compareça em massa à assembleia geral unificada da Campanha Salarial 2013 no dia 14/03, às 8h30 na Praça José Bonifácio, em frente ao quartel do 5º Batalhão da Polícia Militar. Vamos repudiar essa proposta de reajuste de 5% e exigir a reposição da inflação e ganho real, além das demais reivindicações da pauta 2013.
No mesmo dia, às 15h, haverá uma nova reunião de negociação com o governo. Aguardamos que a administração possa ouvir o funcionalismo e avance na proposta de reajuste. Caso contrário, será a vez dos servidores e empregados públicos municipais mostrarem que com fogo não se brinca. Vamos à luta!

ASSEMBLEIA GERAL DA CAMPANHA SALARIAL!

Dia 14/03, às 8h30, na Praça José Bonifácio – 5º Batalhão da PM
(Rua Antonio Pompeu c/ Rua Assunção – Centro)