Quatro garis da Emlurb acorrrentaram-se na manhã dessa terça-feira (20/05) na sede da Câmara Municipal de Fortaleza.

A atitude de acorrentar-se na CMFor é mais uma tentativa de cobrar do prefeito Roberto Cláudio (Pros) e dos vereadores uma solução para a greve dos garis, iniciada há quase um mês, no dia 23/04, e exigir que a Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) e a Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlurb) apresentem propostas para suas reivindicações.

A negociação encontrava-se paralisada por conta do descumprimento por parte da PMF e da Emlurb do acordado com os trabalhadores em audiência de negociação ocorrida na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT) no dia 15/04, quando os representantes da administração municipal haviam se comprometido em apresentar em até 24 horas uma resposta aos garis, para que estes pudessem encerrar a paralisação. Infelizmente, os representantes da administração municipal descumpriram o compromisso e faltaram à reunião no MPT que deveria ter se realizado na sexta-feira, 16/04.

Devido ao ato, uma comissão de garis e sindicalistas (Sindifort e Sindilurb) foi recebida pela presidência da CMFor. A partir deste canal, ficou acertada uma nova tentativa de negociação entre representantes dos trabalhadores e da PMF na quarta-feira, 21/05, às 13h, na sede da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog). Os garis se reunirão uma hora antes, às 12h, ne sede da Emlurb, para aguardar o desfecho da negociação. A categoria espera que governo municipal atenda suas reivindicações (melhores condições de trabalho, reestruturação da empresa, defesa de direitos e reposição negociada dos dias paralisados) para que possam decidir pelo encerramento da greve.

Veja aqui fotos dos garis acorrentados e da reunião na CMFor.