Foto: Marcos Moura (reprodução do site da PMF)Foto: Marcos Moura (reprodução do site da PMF)

Dia 15/12/17 aconteceu na Câmara Municipal de Fortaleza o sorteio para servidores municipais de Fortaleza de 578 unidades habitacionais, localizadas no bairro Passaré.
O Programa Habitacional para servidores municipais é uma antiga reivindicação do Sindifort, que só agora a Prefeitura começa a atender.
Embora tenha sido uma reivindicação constante do sindicato durante 20 anos, a execução do  Programa é de exclusiva responsabilidade da Prefeitura de Fortaleza em parceira com a Caixa Econômica Federal.
Pouco mais de 3 mil servidores inscritos comprovaram renda familiar entre R$ 2.650 e R$ 7 mil e se declaram em conformidade com os  critérios do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCV) para participr do sorteio. Estes servidores terão um prazo de 30 dias para comprovar que atendem aos critérios estabelecidos. Caso o servidor não faça esta comprovação, outro servidor  do cadastro reserva, gerado na mesma ocasião, será chamado.
Segundo o site da PMF, “O primeiro conjunto habitacional, o Condomínio Village Noble Serveur I, contará com 500 apartamentos divididos em 44 blocos, dois elevadores por conjunto de quatro blocos e uma vaga de garagem por unidade. Os apartamentos terão área de 47,7m², dois quartos, um banheiro, sala de estar/jantar, cozinha e área de serviço. As áreas comuns serão contempladas com salão de festas, deck, piscina, praça, playground, espaço fitness e quadra de esportes. O valor de mercado do imóvel é equivalente a R$ 206 mil, mas, com o subsídio da Prefeitura, será comprado pelo servidor por R$ 109 mil.”
O vice-presidente do Sindifort, Eriston Ferreira, esteve na Câmara Municipal acompanhando o sorteio. Segundo ele, o Sindifort continuará cobrando da Prefeitura a ampliação do Programa Habitacional, inclusive para a faixas de renda menores e também continuará reivindicando qualidade na construção e localização dos imóveis.
Para a direção do Sindifort, a Prefeitura Municipal de Fortaleza e os governos estadual e  federal têm obrigação de garantir moradia digna não só para servidores carentes, mas para as milhares de pessoas que necessitam de habitação em Fortaleza e pelas quais a Prefeitura tem feito muito pouco.

Veja a lista de servidores sorteados

Veja boletim do Sindifort sobre Programa Habitacional para Servidores